Escrever sobre isto dá-me realmente prazer. Mesmo não sendo a minha especialidade, falar de brincadeiras com bebés e crianças anima-me. Sei e noto diariamente nas crianças que cuido, que são muito mais felizes quando estão a brincar. Em tudo! Mesmo em contexto de doença: quantas vezes nós, profissionais de saúde, damos conosco a brincar para os convencer a determinado procedimento? Isto, claro, sem mentir. Se há coisa que considero fulcral é não mentirmos às crianças! Acho que quem está desse lado e segue frequentemente o meu blog, já conhece esta minha opinião 😍
Nos artigos relacionados com este tema já vos tinha dito que cada bebé é um bebé e não há razão para alarme quando olhamos para o nosso filho e não o vimos fazer algo que “os 3 meninos do prédio” já fazem. Eu sei, sou muito chata 😝 Mas a sério que cada bebé é mesmo um bebé, como cada adulto é um adulto!
A preocupação existe quando o profissional de saúde que segue o vosso filho mostra preocupação relativamente a determinado parâmetro. Sabiam que, desde que entram na porta do consultório, o profissional avalia o comportamento do vosso bebé? Ao colo, na bancada, a brincar, a comer, a chorar… Em todos os momentos!
Falei-vos do bebé até aos 6 meses nos artigos «como desenvolver o bebé através do brincar? Dos 0 aos 3 meses» e «como desenvolver o bebé através do brincar? Dos 3 aos 6 meses?». Agora é a vez dos pequenos até aos 9 meses 😃 Então o que é expectável para um bebé de 6-9 meses e que brincadeiras podemos pôr em prática com os nossos bebés, contribuindo assim para o seu desenvolvimento?
O que esperar do bebé aos 6 meses?

- Em decúbito dorsal, apoia-se nas mãos;
- Faz força para se sentar;
- Entre os 6 e os 7 meses, habitualmente, senta-se sem apoio;
- Leva os objetos à boca;
- Os objetos ainda caem não intencionalmente; o bebé esquece-os e troca-os rapidamente por outros objetos;
- Dá gargalhadas;
- Cada vez mais curioso.

Que brincadeiras?
- Falar muito com o bebé – insistir em palavras com as consoantes “p”, “t” ou “m”;
- Imitar sons de animais;
- Cantar e colocar música para dançar com o bebé;
- Colocar o bebé de barriga para baixo e deitar-se de barriga para baixo também, em jeito de brincadeira;
- Oferecer brinquedos tipo roca que são agora abanados pelo bebé com toda a intencionalidade (1 garrafa pequena com feijões crús ou ervilhas ou massas assemelha-se perfeitamente a uma roca, sem que tenham de gastar dinheiro);
- Oferecer brinquedos com formas geométricas e coloridos, que estimulem o bebé a passar objetos de uma mão para outra (os tapparwere e as tampas aí de casa servem tão bem!);
- Empilhar brinquedos e ensinar o bebé a derrubar;
- Surpreender o bebé, usando a criatividade (com uma caixa e um pequeno boneco do agrado do bebé, pode ser simulado um esconderijo);
- Criar marionetas e fazer pequenos teatros;
- Sentar o bebé com apoio para que participe nas atividades do cuidador;
- Colocar brinquedos mais longe (mas a uma distância alcançável, colocando o bebé de barriga para baixo e incentivando a que vá buscar determinado objeto);
- Tornar o ambiente da refeição feliz e interativo;
- Insistir em rotinas de dormir.
O que esperar do bebé aos 9 meses?

- Senta-se sozinho;
- Levanta-se com apoio;
- Leva todos os objetos à boca;
- Aponta com o dedo indicador e empurra pequenos objetos com o indicador;
- Adquire o movimento de pinça (bebés que se alimentam em Baby-Led weaning tendem a adquirir a pinça mais cedo);
- Atira os objetos ao chão propositadamente e procura-os após esse gesto;
- Distingue perfeitamente os sons ao perto e ao longe;
- Repete sons do cuidador;
- Distingue os familiares dos estranhos – inicia-se a fase de “ausência da separação” (ver artigo: «9 meses e a ansiedade da separação – como lidar?);
- Atinge perfeita capacidade de levar certos alimentos à boca e mastigar.

Que brincadeiras?
- Manter insistência nas conversas com e para o bebé;
- Imitar sons de animais e de coisas;
- Colocar objetos em cima de cadeira para incentivar a levantar-se;
- Ensinar a colocar objetos dentro e fora de uma caixa/recipiente;
- Chamar as coisas pelos nomes, pronunciando bem as palavras;
- Brincar às escondidas (colocar um lençol em cima de três ou quatro cadeiras e colocar o bebé de um lado e o cuidador do outro, incentivando o bebé a gatinhar);
- Ensinar a bater as palmas e a dizer adeus;
- Manter a firmeza no “não”.
Uiiiiii… O não! Falamos dele brevemente noutro artigo 😂
E por aí, como tem sido esta fase dos vossos bebés?
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